Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Um lugar chamado Umbria

Os itinerários da Úmbria nos levam a descobrir pequenas cidades empoleiradas nas colinas. Mas as aldeias antigas não são os únicos lugares a serem vistos. Estamos prestes a sair para uma jornada através da história, da cultura e da arte, com total liberdade em duas ou quatro rodas. E entre a Basílica de San Francesco e a Catedral de Orvieto há uma boa taça de vinho.

Úmbria, o pulmão verde da Itália. Nossa matéria sobre a pequena região da Itália central não pode deixar de começar com essa famosa expressão. Uma frase que literalmente retrata toda a beleza desta terra, com seus campos, florestas, montanhas, lagos, rios e tudo de bom que a natureza tem para oferecer. 

© 2014 Hecktic Travels | HeckticTravels.com

© 2014 Hecktic Travels | HeckticTravels.com

Umbria é a região que viu o nascimento das primeiras ordens monásticas com o fundamento da ordem beneditina por San Benedetto da Norcia. E deu origem a muitos outros santos famosos: São Francisco, Santa Clara, São Rita de Cascia, São Valentim… Sendo crente ou não, a arte e a religião sempre representaram um casal indissolúvel na história do país, e nessas partes mais do que em outros lugares: apenas pense no poeta Jacopone da Todi, agora abençoado. Mas Umbria não é apenas um museu ao ar livre do cristianismo: também é um centro de cultura internacional, como evidenciado pelos seus festivais, bem como um destino gastronômico favorecido por gourmets, graças à sua produção local de vinhos, óleos, carnes curadas e trufas. Natureza, arte, história, cultura e gastronomia: vamos ver o que um feriado na Umbria reserva para nós.

Catedral de Orvieto

Catedral de Orvieto

Umbria é a região com o maior número de municípios registrados no clube das mais belas aldeias da Itália: 22 no total. Então falaremos de alguns lugares que são os principais destinos dos turistas.

Perúgia

Começaremos essa viagem por Perúgia, que está à 2h de Florença e à 1h15 de Arezzo.

A capital da Umbria incorpora toda a evolução histórica da região. Os muros da antiga Perusia (como os Romanos o chamavam) coexistem com os médios. Piazza IV Novembre é uma coleção de obras monumentais, incluindo a Fontana Maggiore, o Duomo e o Palazzo dei Priori. Os restos da Rocca Paolina criaram uma verdadeira cidade subterrânea. Hoje, a cidade é o centro cultural da região, graças às suas universidades, em particular a famosa Universidade para Estrangeiros. É também o lar de festiivais internacionais como Eurochocolate e Umbria Jazz. Certamente, um lugar para parar por pelo menos dois dias.

Perugia-acquedotto01

 

Orvieto

A cidade está intimamente ligada ao Duomo, uma obra-prima da arquitetura românica e gótica. A catedral está entre as mais famosas do mundo, pela sua fachada cheia de decorações e bas-reliefs, bem como pelos afrescos, incluindo os do florentino Luca Signorelli. Todo o centro histórico oferece uma vista espetacular da sua colina, e pode ser alcançado por funicular. Orvieto é uma pequena aldeia a visitar a pé, rica em história: igrejas (San Giovenale, Sant’Andrea), palácios medievais e renascentistas (Palazzo del Popolo, Palazzo Papale com o Museu Arqueológico Nacional anexado) e muito mais.

Palazzo-del-popolo-Orvieto11

Spoleto

Em Espoleto há numerosos testemunhos do passado antigo, assim como estruturas que contam muita história como o Teatro Romano, o Arco de Drusus, a Bloody Bridge. A Ponte delle Torri, um aqueduto romano-lombardo, tornou-se o símbolo da cidade, especialmente porque Goethe descreveu isso como entusiasmado em suas “Viagens italianas”.

Na pequena cidade está presente a igreja cristã primitiva de San Salvatore, que é parte de um grupo de sites registrados na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como evidências históricas e artísticas emblemáticas do período Lombard.  A Catedral de Santa Maria Assunta, ou seja, a catedral, é outro edifício de construção antiga, que remonta ao início do século XI, que naturalmente sofreu mudanças ao longo dos séculos: contém afrescos de Perugino. Spoleto está acima de toda a cidade do Festival de Devedo Mondi: uma exposição de teatro, cinema, música e balé que compara a produção americana com a européia. Por mais de cinquenta anos, o único do gênero na Itália e de importância internacional.

spoleto-destinazione-marino-autobus

Assis

Por último, não menos importante,  Assis é certamente o destino mais importante em toda a Umbria, desde que deu origem a São Francisco, padroeiro da Itália e entre os santos mais reverenciados do mundo, e a Santa Chiara, fundadora da Ordem dos Pobres. A UNESCO declarou a cidade inteira e seus patrimônios franciscanos em anexo: eles são de fato um destino de peregrinação de todo o mundo, com dezenas de milhares de visitantes por ano. A basílica de San Francesco tem vista para uma vila medieval feita de ruas estreitas e vielas em ascensão perene. O Eremo delle Carceri é o emblema dessa atmosfera de paz e oração que caracteriza todo o centro, como se Assis ainda quis preservar um silêncio religioso para as orações de São Francisco. A este respeito, a poucos quilômetros do centro, a vila de Santa Maria degli Angeli abriga a basílica homônima com a Porciúncola, o lugar onde o santo foi para rezar.

assisi-bas-sup_001_fotociol

Quer conhecer todos os encantos da Itália com um roteiro personalizado?

Entre em contato conosco italiaemportugues@gmail.com

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com