Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Como curtir as festas de fim de ano na Itália

O último mês do ano chegou e agora os corações italianos buscam lugares e atrações que também combinem com a estação (inverno). Os italianos iniciam a temporada de Natal e começam a decorar no Dia da Imaculada Conceição, que foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. Nessa matéria também vamos contar um pouco das festas de ano novo de lugares que são destinos turísticos imperdíveis!

Quando pensamos no último mês do ano, é imprescindível pensar nas festas dele, Natal e Ano novo.

Começando pelo Natal, que é considerado um feriado importante na Itália, os italianos celebram muitas tradições únicas e excelentes! Em toda a Itália, Natale tende a ser um feriado centrado na família, um tempo para ficar em casa (e comer!) Com seus entes queridos. Mas os costumes também variam de cidade em cidade, exatamente de quais pratos são servidos, quando abrir presentes, tornando cada região um lugar interessante para aproveitar os feriados.

Decorações e enormes árvores de Natal podem ser encontradas em piazzas principais, como em frente ao Coliseu ou na Piazza Duomo de Milão, e Babbo Natale (Pai Natal, a versão italiana do Papai Noel) espalha alegria de férias.

italian-new-year-festival

Após o jantar em família, muitos italianos chegam à missa da meia-noite na igreja local para comemorar. (Alguns romanos até se dirigem ao Vaticano para a Missa com o Papa!). Mas as tradições variam de cidade em cidade: no norte, em Cortina d’Ampezzo nas Montanhas Dolomitas, os amantes da emoção esquiam as encostas com tochas à meia-noite para receber o Natal.

Já para a virada do ano, as cidades italianas entram em festa com jantares de Ano Novo, concertos ao ar livre e eventos, e muitos programas incríveis para começar o novo ano.

Em Milão, cidade mais metropolitana da Itália, oferece inúmeras opções interessantes. As principais praças da cidade, incluindo Piazza Duomo, Piazza Castello e Piazza Affari, oferecerão concertos de música ao vivo e shows de dançarinos e acrobatas, shows de luz e cores. Haverá também muitos eventos teatrais na noite de 31 de dezembro de 2017: “La Dame aux Camélias” de Frédéric Chopin, dirigido por Theodor Guschlbauer no Teatro alla Scala; uma reinterpretação do famoso conto de fadas dos Irmãos Grimm “Hansel e Gretel” no Teatro Piccolo e “Sogni e bisogni” no Teatro Manzoni, dirigido por Vincenzo Salemme que, com sua companhia, no meio da meia-noite junta-se ao público para um brinde com vinho, espumante e panettone. Para os amantes do comportamento milaneso mais legal, o teatro também organiza uma Happy Hour de Ano Novo especial.

Christmas-Milan-duomo-tree

Em Veneza, sua lagoa é um dos destinos mais procurados da Europa, que oferece uma atmosfera de contos de fadas. Entre os eventos programados para esta noite mágica, além do clássico beijo na Piazza San Marco, haverá o tradicional concerto no Teatro la Fenice conduzido por Myung-Whun Chung, com o tenor Francesco Meli e a soprano Maria Agresta. Uma primeira peça exclusivamente orquestral será arredondada pela “Va, pensiero” tirada do Nabucco e da torrada “Libiam ne ‘lieti calici” da Traviata de Giuseppe Verdi.

Canals-of-Venice

Em Roma o jantar de Ano Novo na Cidade Eterna ganha um toque adicional de seu contexto. Roma, com sua beleza deslumbrante, é o lugar perfeito para passar uma véspera de Ano Novo original graças aos muitos eventos organizados em torno da cidade.

new-year-900x600-srgb

E aí, vamos curtir o mês de Dezembro na Itália?

>Dica para curtir as férias no inverno italiano sugerimos lugares como Roma, Florença, Nápoles, Palermo, Agrigento, Cagliari e Bari. Também há opções imperdíveis como Veneza, Milão, Gênova ou Torino. Com pratos típicos, monumentos incríveis e um patrimônio histórico-cultural de fazer inveja em todo mundo.

Para realizar roteiros pela Itália, entre em contato conosco via email: italiaemportugues@gmail.com

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com