Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Gastronomia Italiana | Buon appetito!

De modo geral, todos que pensam em visitar a Itália, logo associam um “suspiro” por sua gastronomia, e claro pela beleza das cidades e  da arte italiana.

Como não se apaixonar por pratos como ravióli, pizza, lasanha, risoto, berinjela à parmegiana, macarronada? De fato, a cozinha do país está entre as mais completas, ricas e deliciosas do mundo, principalmente por seus ingredientes regionais característicos. Além das massas, é imprescindível ressaltar a importância do vinho, que além de ser degustado nas refeições é também inserido no preparo da comida.

As regiões da Itália influem diretamente na produção dos alimentos, e dessa forma possuem características próprias e gastronomia peculiar.

mappa_italiaNa região Norte da Itália, onde ficam as cidades mais famosas como Milão, Parma, Gênova e Veneza, é onde se aprecia uma cozinha mais refinada, pois possui grande influência francesa, austríaca e húngara com produtos derivados de leite e receitas à base de manteiga e carnes vermelhas.

A região da Toscana, que se localiza no centro do país, reúne harmonia, simplicidade e elegância em sua culinária.  Seus pratos são simples, frescos, saudáveis e refinados ao mesmo tempo.  Valorizam os ingredientes crus com a mais alta qualidade e utilizam o que a terra produz em cada estação. Os temperos mais utilizados são a sálvia, o alecrim, o louro e principalmente a salsa.

Já a região Sul do país é conhecida pela grande exuberância do seu litoral*, e  dona de uma cozinha saborosa, que privilegia os frutos do mar, os queijos fortes e os vinhos doces. Ao visitar a região, perceberá que a massa não perde o seu lugar e é harmonizada perfeitamente com peixes e frutos do mar.

*Nas regiões litorâneas, predominam o emprego de peixes, principalmente atum e peixe “spada”. Nas regiões montanhosas são fortes os “funghi” e as caças.

27-reasons-italian-food-is-the-worst-italian-brunch

Itens marcantes:

O sabor dos pratos italianos requer acompanhamento de um bom vinho que seja marcante. Por isso, os italianos são rigorosos na escolha do vinho acompanhante. Salames e deliciosos queijos são também itens que fazem parte de qualquer cozinha italiana e que são apreciados em qualquer parte do mundo.

Vinho + massas:

  • Pratos de carnes escuras, como a de coelho, cordeiro, cabrito, boi, porco, precisarão de um vinho tinto encorpado, como o Barolo.
  • Para acompanhar as massas, um tinto de corpo médio, como o Chianti é simplesmente incrível…coisa de cinema.
  • Para aves e peixes, os brancos secos, como o Soave.

Chegue na Itália sabendo quais são os vinhos mais conhecidos:

Nome Tipo Região
Brunello tinto Toscana
Chianti tinto Toscana
Barolo tinto Piemonte
Barbaresco tinto Piemonte
Amarone tinto Veneto
Prosecco branco Veneto
Franciacorta spumante Lombardia
Orvieto branco Umbria
Verdicchio branco Marche
Malvasia branco Puglia
Trebbiano branco Emilia-Romagna
Vermentino branco Sardegna
Frascati branco Lazio

Aprecie a vista e mande um email italiaemportugues@gmail.com! O Italia em português proporciona a você uma viagem única e personalizada!

riomaggiore-toscana-capri

Acompanhe nosso blog, pois atualizaremos contando um pouco mais de cada região, novidades e tudo sobre o universo italiano.

Ciao ♥

 

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com