Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Orvieto, um pedaço da história medieval no centro da Itália

A pequena Orvieto é um pedaço da história medieval no centro da Itália. Todos que chegam à cidadezinha,  têm uma deliciosa surpresa: ela fica sobre um colina  e é rodeada de uma magnífica paisagem de campos e vinhas. Lá os olhos se perdem e se enchem de vontade em explorar as vielas cercadas de história e boa mesa, te fazendo viajar séculos no tempo.

orv2

É uma boa opção de passeio para quem está em Roma, pois fica somente a 100km de distância. Orvieto fica na região da Umbria, ainda não muito conhecida pela maioria dos turistas, mas quem até lá vai se encanta do inicio ao fim dos passeios. Pense em um lugar cheio de beleza natural e que te surpreende com lindas cidades medievais, florestas intactas, cidades ricas em arqueologia e história e que ainda oferece uma enogastronomia maravilhosa.

Orvieto è cheia de ruelas estreitas, casas de pedra, belos monumentos e uma majestosa catedral na parte mais alta da cidade, depois de descer do funiculare. Logo você irá perceber que as influências etruscas estão por toda parte. Essa área ficou sob domínio do povo Etrusco por 1000 anos, deixando muita coisa dessa cultura intrínseca nas construções de lá.

Uma das construções que mais chamam atenção na cidadezinha é um belo exemplar de uma mistura de arquitetura gótica e romântica, estamos falando da Catedral dedicada à Virgem Maria (ou Duomo de Orvieto). Considerada uma das igrejas mais bonitas da região da Umbria, sua construção demorou três séculos para ser concluída. A beleza começa já na fachada, que é decorada com mosaicos de ouro. Reza a lenda que seus magníficos afrescos do Juízo Final teriam inspirado Michelangelo durante a pintura da Capela Sistina. Bem do ladinho da Catedral está o prédio onde funcionam o Museo dell’Opera del Duomo, com pinturas e pertences do tesouro da catedral, e o Museo Archeologico, com um acervo interessantíssimo de peças etruscas.

11038009_1077090752318951_3439139473009616257_n

Da praça da catedral você encontra o Corso Cavour com “le botteghe” de artesanatos, lojinhas e restaurantes típicos, até chegar a Torre del Moro na piazza della Repubblica onde é possível subir para apreciar a vista panorâmica da cidade. vale a pena visitar a misteriosa Chiesa di Sant’Andrea e o Palazzo del Popolo na homônima praça, imponente e rico em detalhes.

Em suas andanças por essa pequenina cidade, você encontrará um labirinto de cavernas com túneis e escadas que fica abaixo da superfície (é muito curioso andar nessa parte do subsolo, uma experiência que você jamais irá esquecer). O Pozzo de San Patrizzio, de 1537, é famosíssimo, com sua escada dupla em espiral que pode ser explorada pelos que ali quiserem passar, mas é preciso encarar seus 62 metros de profundidade e seus 248 degraus. Perto do poço não deixa de tirar boas fotos ao panorama dos jardins do Tempio Etrusco del Belvedere.

Além de monumentos belíssimos e muita história borbulhando por Orvieto, é impossível visitar sem experimentar as delicias locais. Se prepare para curtir também uma deliciosa viagem gastronômica nesse pedacinho da Itália! Há restaurantes, como o Duca di Orvieto, que servem receitas da cozinha orvietana do século XVI. Nesse restaurante em particular, não deixe de provar como primeiro prato o umbrichelle, que é um espaguete grosso. Se quiser experimentar uma carne, a sugestão é carne assada ao molho de pêra.

IMG_9500

Seja pela história, pelas particularidades ou até mesmo pela gastronomia, Orvieto merece ser incluída no roteiro de sua viagem. Esquecer o mapa e caminhar pelas várias ruelas do centro histórico  te proporcionará recordações deliciosas. Por ser pequenina, a cidade pode até ser visitada em uma tarde, mas se você gosta de fazer tudo com calma e olhar cada pedacinho por onde passa, reserve um dia de sua viagem e venha conhecer essa pérola medieval em meio à Itália.

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com