Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Certaldo e as belezas do topo da colina

É percorrendo as cidadezinhas da Toscana que você encontrará Certaldo, um burgo com charme medieval que tem mais de mil anos. Tudo lá é incrivelmente antigo e belo, e como quase toda a Toscana, a paisagem é poética. É fácil caminhar pelo burgo que tem praticamente a rua principal e uma estrada que beira a colina onde ela fica, presenteando os visitantes com uma paisagem incrível.

certaldo-vicoli

Bem, apesar de pequena, Certaldo se divide em cidade alta (a mais antiga) e a cidade baixa (diríamos, a menos antiga). Na parte baixa fica o bairro residencial com seu comércio, mas o interessante é mesmo subir no funiculare e descobrir o que há no topo da colina. Ao desembarcar na parte alta logo se surpreende com as torres e castelos, descobrindo um burgo cercado por muros medievais que circundam a colina, formando um cenário que mais parece com os filmes da Idade Média.

A parte antiga da cidade é (de verdade) minúscula e a via Bocaccio, a mais importante, é a homenagem para seu mais célebre morador. Para quem não sabe a cidade toscana é conhecida por ser berço do poeta e escritor Giovanni Bocaccio, autor da obra Decamerão. A Casa de Bocaccio é, inclusive, uma das atrações turísticas da cidade (ela foi atingida na 2ª Guerra Mundial, mas foi reconstruída e hoje abriga uma biblioteca lindíssima, vale a pena conferir). Também fazem parte do percurso de visitação o Palazzo Pretorio e o Museu de Arte Sacra ( o mais bacana é com um único bilhete é possível conhecer as três atrações).

certaldo-2

No Palazzo você pode ver a interessantíssima sala da audiência, os aposentos e a capela decorados com afrescos de Pier Francesco Fiorentino. O que é bem diferente e curioso é poder entrar nas antigas prisões. Uma curiosidade bacana é que nas celas há muros repletos de desenhos e escritas, já que os dias eram contados não com as tradicionais linhas verticais, mas com raios ao redor de um sol com olhos, nariz e boca, mostrando a falta da luz natural.

Certaldo é o ‘paraíso’ para quem quer a tranquilidade de caminhar por lugares genuinamente italianos sem aquele amontoado de turistas. As casas são preservadas (bem tradicional) e ao longo da rua você poderá encontrar lojinhas de artesanato, principalmente cerâmica, restaurantes e bodegas que oferecem degustações das especialidades toscanas (são sensacionais essas degustações em meio às caminhadas).

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com