Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Una passeggiata a Milano

Um lugar onde o clássico e o moderno se misturam, o glamour impera e cada cantinho traz uma surpresa. Essa é Milão, a cidade mais cosmopolita da Itália que é nomeada a Capital da Moda, mas que se mostra muito além para quem se deixa levar por suas ruas.

É impossível não se apaixonar quase que instantaneamente pela cidade diante de tanta beleza arquitetônica. O belo e imponente Duomo di Milano é simplesmente impactante.

duomoSímbolo da arquitetura gótica, a catedral encanta tanto pela grandiosidade de sua área externa como pelos detalhes surpreendentes de seu interior. Visitando a catedral você poderá ver a luz do sol sendo filtrada pelos mais de 50 vitrais que formam mosaicos contando a história da Bíblia, os grandes órgãos seculares, o que restou das construções romanas no subsolo e a enigmática estátua de São Bartolomeu, que segura a própria pele, mostrando seu martírio.

Para conhecer todos os cantinhos do Duomo você não pode deixar de se aventurar pelo terraço, onde se pode ter uma das vistas mais deslumbrantes de Milão. A cada degrau você pode ver de pertinho os detalhes dos seus mais de 135 pináculos, é surpreendente. Se você for agraciado com um céu límpido poderá apreciar de lá de cima a Piazza Duomo, vários pontos da cidade e a Galleria Vittorio Emanuele II, que é bellissima!

IMG_8911Falando na Galleria, como descrever a opera dedicada para o Vittorio Emanuele II? Confesso ser muito difícil! Ela foi projetada para ser uma espécie de corredor chic e coberto para unir a Piazza Duomo e a praça que fica em frente ao Teatro alla Scala, outro lugar magnífico que você deve visitar em Milão. Na galleria se encontram cafés e restaurantes históricos de Milão, como Il Camparino e o luxuoso Savini. Há também lojas de marcas consagradas como Prada e Louis Vuitton. Mas o que faz sucesso mesmo é seguir com a superstição do local, girando com o calcanhar direito por três vezes nos testículos do touro, símbolo da cidade de Torino, feito em mosaico no chão da Galleria, dizem que traz sorte, melhor não duvidar, né?

140486311Está pronto para viajar até o encantado mundo dos castelos? Pegue a Via Dante (que se inicia ao final da Piazza Duomo) e encontre o exuberante Castello Sforzesco. Originado entre 1360 e 1370, quando em Milão reinava a família Visconti, o castelo passou por demolições e reconstruções até assumir a forma atual no final do século XVI nas mãos de Ludovico il Moro, que era membro da família Sforza, de onde vem o nome do castelo. Atualmente ele abriga inúmeros museus de arte, como o Museu da Arte Antiga, que dentre outras atrações tem uma coleção de armaduras e armas. O Sforzesco ainda te presenteia com o belíssimo Parque Sempione, que na primavera e no verão vira local de muitos piqueniques.

IMG_5469

Quem viaja para qualquer canto da Itália pensa logo nos vinhos e nas massas que irá encontrar. Bem, em Milão há um lugar que os italianos chamam de ‘particolare’, onde a culinária impera e quem por ali passa jamais esquece. Estamos falando do aconchego do bairro Brera, que em suas vielas de pedregulhos ‘esconde’ restaurantes deliciosos, lojinhas interessantíssimas e uma pinacoteca deslumbrante. Um dos restaurantes mais aconchegantes é o Il Cestino, principalmente se você está numa viagem a dois. Com o clima de romantismo, você pode apreciar os vinhos, os pães italianos de entrada e escolher dentre as várias opções de pratos tradicionais.

pinacoteca_brera-milano-zeroE o que dizer da Pinacoteca di Brera? É muita arte e encanto em um só lugar. O deslumbramento começa por onde ela fica: no primeiro andar do antigo Palácio de Brera, fazendo parte de um complexo que reúne a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Braidense e o Jardim Botânico.  E o que você encontrará lá? Um grande acervo de obras de grandes artistas como Caravaggio, Mantegna, Tintoretto, Bramantino, Bergognone, Bellini, Luini e Hayez, que foi construída a partir de coleções do governo e de doações bem generosas feitas pelos cidadãos locais. Para ver os principais quadros você levará duas horas ou um pouco mais, o importante é apreciar cada detalhe, vale muito a pena.

ITALY MILAN Milan, Naviglio Grande at dusk The Naviglio Grande is a canal in Lombardy, northern Italy, joining the Ticino river near Tornavento to the Porta Ticinese dock, also known as the Darsena, in Milan

Você sabe o que é aperitivo para os milaneses? Bem, acredite é o nosso famoso happy hour, só que mais sofisticado. É um clássico em Milão fazer os aperitivos ao final do dia e há um lugar muito singular que torna essa tradição um acontecimento: os Navigli. E o que significa Navigli?? É o bairro em que ficam os canais chamados Naviglio Grande e Naviglio Pavese. Esses canais eram utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias, com a desativação dessas funções, as margens desses canais foram povoadas com vários bares e restaurantes que hoje são sensação entre moradores e turistas. São nesses bares, ao longo dos Navigli, que os aperitivos são sucesso, basta comprar uma bebida (se estiver calor peça um spritz, fica a dica! É muito italiano e é uma delicia!) e você tem direito a se deliciar com as comidinhas que vão de queijos dos mais variados tipos até as famosas pastas. Durante o dia as atrações ficam por conta das galerias de arte alternativas, mas ao cair da noite o bairro se transforma no point de divertimento, não deixe de conferir essa programação sensacional da noite de Milão!!

Falamos de tanta coisa boa em Milão, né, mas você acredita que essas são somente algumas coisinhas gostosas que você pode fazer nessa cidade magnífica? Pois é, tem muitas outras atrações bacanas e imperdíveis que vamos contando detalhadamente aos pouquinhos nos próximos posts, para aguçar ainda mais sua curiosidade. Continue com a gente!!!

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com