Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Pedalando na Toscana

As paisagens, as comidas e os cenários da Toscana envolvem a todos que por lá já estiveram, mas e se a proposta fosse ver tudo isso de um ângulo bem diferente? Que tal o desafio de sentir o ar puro das colinas dessa região sobre duas rodas? Pois é exatamente isso que propomos, uma viagem inesquecível pelas cidadezinhas do interior da Toscana de bike. Parece loucura, mas não é! O ‘Itália em Português’ aceitou o desafio e fez o percurso de 152km, de Firenze até Siena, em três dias e meio.

Esse percurso leva o nome de Bike Tour na Toscana. A opção de quantos dias irá durar a pedalada depende da preparação física dos participantes. Há percursos de cinco e sete dias também. O número mínimo para realizar o tour é de duas pessoas. É importante saber que todos os percursos incluem bicicletas, guias especializadas, transporte das bagagem de van até o hotel para que a “pedatala” seja a mais agradável possível. Asseguração medica e seguro bagagem também fazem parte do pacote. Pode adicionar no roteiro degustações de vinhos, queijos e petiscos típicos toscanos.

As nossas experiências foram espetaculares e nas próximas linhas contaremos um pouco dessa aventura. Vem com a gente, sentir um pouquinho de como foi tudo isso.

IMG_9093Bem, partimos de Firenze e a paisagem já começava a nos surpreender, era de encher os  olhos. Entre uma pedalada e outra, tivemos a  oportunidade de degustar vários sabores da Toscana. A primeira comidinha que experimentamos foi uma schiacciata, que é uma  espécie de sanduíche feito com foccacia e mortadella (simplesmente deliciosa a combinação). Depois da comilança, estávamos prontos e com muita energia para continuar o trajeto.

IMG_9978Pedalávamos em direção a Tavarnelle Val di Pesa para chegar a Certaldo, uma das cidadezinhas que iríamos fazer uma das paradas. Nesse caminho nos deparamos com vários vinhedos e “cantinas” para a degustação de vinhos da região, além de fabricas de ricota, que se você quiser pode visitar (dar uma paradinha nesses lugares pode ser uma boa opção).

Chegando em Certaldo fomos surpreendidos com um cenário de filme medieval. É incrível estar em um burgo medieval quase intacto que te transporta para épocas passadas em segundos. A chamada Città Alta é a parte mais bela e antiga, vale a pena se aventurar no funiculare e subir a colina para descobrir o que há por entre as muralhas medievais.

IMG_9972A sequência da pedalada foi muito desgastante, foram muitas subidas, exigindo um bom preparo físico. Quanto mais subíamos mais difícil ficava, mas em contrapartida a natureza nos presenteava cada vez mais com paisagens incríveis, aquelas de filmes que não parecem reais. Todo esse cenário foi combustível para darmos continuidade ao percurso. Logo avistávamos a famosa San Gimignano, que mesmo de longe já era encantadora. Essa cidadezinha que até hoje é conhecida como a cidade das torres (dizem que antigamente 72 torres dominavam a paisagem local, hoje restam apenas 14), é de fato muito especial. Pedalar por suas ruelas e praças, podendo aproveitar o lindo panorama das colinas e mergulhar no clima medieval foi, realmente, uma experiência deliciosa.

A próxima parada foi o burgo de Volterra. Essa parte do percurso foi bastante desafiador, pois começava e terminava com inumeras subidas. O desgaste começa a bater, mas as colinas cobertas de vinhedos e oliveiras trazem brilho aos nossos olhos. É uma paisagem bem diferente, com montanhas quase desertas espalhadas no horizonte, povoadas apenas por mansões e igrejas antigas.

image3

Seguimos pedalando por percursos secundários (essa rota também é usada por peregrinos que fazem  a chamada  via Franchigena). Alguns quilômetros depois chegamos ao encanto chamado Montereggioni. De todos os lugarejos que passamos, esse foi o mais inusitado e diferente. Além de muito  pequeno esse burgo medieval é uma cidadezinha que fica dentro de um circulo de muralhas, tudo bem rústico e medieval.

IMG_9215

Depois da experiência em Montereggioni, fizemos uma parada para um breve descanso e checagem das bikes. Tudo estava ok, então era chegada a hora de continuarmos nossa pedalada até o final do percurso: Siena!!! O esforço foi intenso, mas enfim chegávamos a famosa Piazza del campo, no coração de Siena. Aproveitamos o fim de tarde para ir a um dos ícones da cidade: a Torre del Mangia. Ali pudemos ter uma vista  panorâmica da cidade, que nos brindou com sua beleza estonteante e com um belo pôr-do-sol. Foram dias cansativos, mas muito gratificantes. Conhecer a Toscana de um modo diferente e inusitado deixa sua viagem ainda mais emocionante. E aí, se animou? Venha você também ter essa experiência maravilhosa! Quer saber como? Deixa com a gente, que como sempre organizamos tudo para você!

 

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com