Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

O tradicional “panzerotto” de Luini

O centro de Milão vai muito além dos magníficos monumentos. Por lá, pertinho do Duomo, você pode se deliciar com os famosos panzerotti em um dos lugares mais tracionais da cidade. Desde 1888 o Luini é um lugar perfeito para quem procura uma comidinha típica italiana, gostosa e barata.

Mas o que são esses tais panzerotti? Bem, eles são uma receita da Puglia, região no sul da Itália, e pelo formato parecem um pastel, mas a massa é um tanto quanto diferente. Eles são fritos e tem versões salgadas e doces (se eu fosse você corria para experimentar, eles são tão deliciosos que é impossível descrever).

panzerotto-pomodoro-e

O clássico é o recheado com mozzarella e pomodoro, mas também há aqueles com salame piccante, com azeitonas, ricotta e espinafre e até com berinjela, pesto e tomate cereja.  As versões doces são um pouco diferentes, a massa é assada e levam recheios como pera e chocolate, nozes e frutas. E qual é o melhor, salgado ou doce? Depende muito do paladar de cada um, mas aconselharia a experimentar (pelo menos) um de cada. Uma certeza você pode ter, não se arrependerá!

Essa é uma opção de “street food” rápida e com ótima qualidade, mas como o lugar é famoso no mundo todo (pois é o segredo da família Luini fez tanto sucesso que virou parada obrigatória em Milão!), geralmente há filas para comprá-lo. É durante a espera nas filas que você notará pessoas sentadas nas calçadas se deliciando com o tão desejado panzerotto. Como o atendimento é no balcão e não há espaço interno para mesinhas, as calçadas ao redor do Luini se tornaram tradição, assim você pode aproveitar para descansar e ‘mangiare’ bem ao estilo milanês.

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com