Itália em Português oferece sugestões de passeios e dicas personalizadas para viagens individuais, casais e pequenos grupos que estejam visitando a Itália

Museu do Automóvel em Torino

Para os apaixonados por carros a Itália é, de fato, um “mundo encantado”. O país é berço de diversas marcas como a Ferrari e a Fiat, que são sucesso no mundo todo.
Em Torino você pode encontrar um lugarzinho especialmente dedicado a esse mundo dos automóveis, que te levará a “passear” pela história de diversos modelos que marcaram época. Estamos falando do Museu do Automóvel!

IMG_9199

Bem, você irá se encantar com os dois grandes andares com mais de 200 modelos expostos. Não há apenas carros italianos, exemplares do mundo inteiro estão lá. Os carros vão desde modelos criados no século XVIII até os mais atuais, como os de Fórmula 1. O museu também tem uma parte interativa com recursos de áudio e vídeo, montagens criativas e decoração única, que te possibilitam viajar pelo mundo dos carros sem sair do lugar. É incrível! Outra curiosidade do Museu do Automóvel de Torino é que em todos os carros expostos são mergulhados no contexto histórico da época que foram desenvolvidos, mostrando o que isso influenciou em sua fabricação. A presença de obras de arte, grafites, objetos, desenhos e teatros para contar toda essa história torna a visita ainda mais envolvente.

IMG_0828Quando estiver por lá terá a oportunidade de mergulhar no universo dos mais diversos veículos já fabricados, seja um carro a vapor de 1854 ou o simpático Fiat 500 Topolino de1936. Lá você também vai encontrar a Ferrari 126 C2 com que Gilles Villeneuve corria em 1982, mas não é só isso. Se prepare para ver um maravilhoso projeto de veículo pintado por Leonardo Da Vinci na primavera de 1478 (é incrível ver a história se materializar ali em sua frente, digo que mesmo quem não é tão fã de carros deve se deixar levar por esse maravilhoso museu).

IMG_0829No museu você também encontrará um centro de documentação onde podem ser vistas diversas publicidades, revistas (como uma sobre a abertura da primeira loja Fiat no Brasil), manuais de proprietário, livros de controle de produção, álbuns de retratos de concessionários e outras várias raridades (mas não se lembre, para visitar essa parte é preciso reservar com antecedência, assim se você tiver interesse já fale conosco para programarmos tudo para você).

Há uma última parte reservada para exposições de peças temporárias, como carros conceito ou que trazem uma mobilidade diferenciada.  Além disso, o museu conta com um restaurante, uma ótima cafeteria e, claro, loja de lembrancinhas.

A história do museu

IMG_0830O Mauto (apelido do museu) foi criado em 19 de julho de 1933. A decisão foi tomada em um congresso organizado pelo Automóvel Clube de Torino em 1932. O principal problema enfrentado foi encontrar uma estrutura grande o suficiente para receber tantos carros e visitantes. O primeiro lugar a abrigar o museu foi um armazém da cidade. Em 1938 os carros foram o estádio de Torino, porém nenhumas dessas duas instalações eram adequadas para receber visitantes.

Foi em 1955 que o museu ganhou uma casa própria. A Associazione dei Construttori resolveu construir um lugar para abrigar o Museu do Automóvel de Torino. O espaço ficou pronto em 1960 e até hoje abriga a história dos principais carros da humanidade. IMG_0826Em 2011, o museu passou por intensa reforma e agora apresenta uma arquitetura que mistura traços modernos e clássicos ao mesmo tempo. Um luxo de lugar, parada obrigatória para quem vier à Itália. O museu fica no bairro de Lingotto, sul da cidade de Torino. Se vier à Itália, conheça essa incrível cidade e visite o principal museu de automóveis do país.

Share on FacebookShare on Twitter
Copyrights © 2015-2016 www.italiaemportugues.com